O QUE CAUSA A RETENÇÃO DE ÁGUA NO CORPO E COMO EVITAR

Seus pés, tornozelos, mãos ou pernas estão muitas vezes inchados? 
Isso acontece por causa da retenção de água, uma condição conhecida 
como edema. É caracterizada pelo acumulo de fluidos nos tecidos, 
sistema circulatório e cavidades.



As principais causas de edema são gravidez, não sendo fisicamente ativo, síndrome 
pré-menstrual, sedentarismo e certos medicamentos. Mas, inchaço também pode 
ocorrer durante um longo voo.
A maioria dos casos de edema não são graves. No entanto, às vezes pode indicar

 insuficiência cardíaca ou doença renal, por isso é importante tratá-lo a tempo.
Aqui estão as principais causas de edema, bem como algumas sugestões de como 

reduzir o inchaço e evitar retenção de água, desde que não há nenhuma condição subjacente.
6 Causas de Edema
1. Ingestão excessiva de sódio
Se sua dieta é baseada em alimentos ricos em sódio e se você não beber bastante água, seu corpo usará suas reservas de água. Isto, por sua vez, resulta na retenção de água. As células humanas podem se expandir até 20 vezes com a ajuda de água. Então, o importante aqui é saber quais alimentos contêm grandes quantidades de sódio, então você pode começar a evitá-los.
Além do sal, o sódio também pode ser encontrado em vegetais enlatados, alguns condimentos, carne processada e outros alimentos processados. Por outro lado, Celtic e sal do mar do Himalaia pode inverter a retenção de água causada pelo sal de mesa.
2. Deficiência de magnésio
A falta de magnésio pode levar a edema. Este mineral é vital para a maioria das funções do corpo. Quantidades insuficientes de magnésio pode dificultar o bom funcionamento do corpo. Isto levará eventualmente à retenção de água.
Uma pesquisa mostrou que tomar 200 miligramas como uma dose diária de magnésio pode reduzir a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio ou tomá-lo como um suplemento pode aliviar esta condição.
Aqui estão os alimentos que contêm a maior quantidade de magnésio: frutas secas, espinafre, nozes, abacates, ervilhas e cereais integrais.



3. Falta de Vitamina B6
A deficiência de vitamina B6 pode levar a edema, uma vez que está envolvido em muitos aspectos do equilíbrio de água no corpo.
Um estudo publicado no Journal of Caring Sciences envolveu mulheres que experimentaram retenção de água causada pela síndrome pré-menstrual. Elas tomaram a vitamina B6 em uma base diária, e sua condição foi melhorada logo. Esta vitamina é solúvel em água, por isso requer muitos fatores para funcionar adequadamente. Portanto, é melhor obtê-la de alimentos integrais.
Alimentos ricos nesta vitamina são batatas com pele, frango, carne magra, peru, atum, frutas secas, bananas, sementes de girassol e nozes .

4. Falta de Potássio
Este mineral é vital para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos do corpo. Ele desempenha um papel significativo na manutenção do equilíbrio normal da água no corpo.
Deficiência de potássio pode resultar de não consumir alimentos ricos em potássio suficiente, mas altas quantidades de sal. Isso acabará por levar ao edema. A falta deste mineral pode causar ganho de peso, espasmos musculares e cólicas. O potássio pode reduzir a retenção de água devido à sua capacidade de reduzir os níveis de sódio.
Você pode encontrar este mineral na maioria das frutas, especialmente na melancia e melão.
5. Desidratação
A desidratação ocorre quando você não bebe bastante água. Esta condição força o corpo a reter água para sobreviver, resultando em inchaços nos pés, tornozelos, mãos ou pernas. Felizmente, não é difícil melhorar a sua condição. Basta beber bastante água e sucos ricos em potássio, e evitar refrigerantes e café.
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